Simuladores de Redes


Simuladores de Redes
Lista Simuladores de Redes e Suas Particularidades

Se Você quer aprender redes sem o usar os equipamentos físicos como roteadores, switchs, hubs, servidores, repetidores entre outros dispositivos pois não tem acesso aos mesmos então fique de olho na lista de programas que podem ajudar você a se tornar um grande profissional de redes sem ter acesso a estes dispositivos de rede.

1 - Cisco Packet Tracer

O Cisco Packet Tracer e um dos softwares mais falados e mais utilizados pelos profissionais que querem aprender a configurar uma rede a partir do zero, Com esse programa podemos criar diversos tipos de redes com conexão entre computadores, switchs, roteadores, servidores, dispositivos IOT, Arduinos alem disso dentro do programa podemos testar o envio de pacotes entre os dispositivos da própria rede.

O Cisco Packet Tracer pode ser baixado gratuitamente porem ele foi criado com o intuito de treinar os profissionais para certificação pela CCNA ou instituições associadas
(Funciona No Windows)

(Funciona Em Distribuições Linux)

2 - OMNeT ++ 

é um simulador de redes baseado em c++ com módulos que podem ser facilmente alterados pelo programador, o OMNeT permite realizar alterações em detalhes como largura de banda, Delay e o Bit Error Rate. 

O OMNeT é bem diferente do Cisco Packet Tracer e utiliza os códigos .NED, .MSG e .INI que Definem a estrutura da topologia a ser analisada a inserção dos módulos que serão utilizados, as conexões entre esses módulos e seus parâmetros, configuração de diferentes tipos de mensagens e como a simulação será executada, parâmetros de módulos e inicialização de outros arquivos.


Adicionar legenda
 (Interface Gráfica OMNeT++)
Adicionar legenda
                                  (Linhas de Comando e Configurações do OMNeT++)


3 - Emulador GNS3

O GNS3 ou Graphical Network Simulator-3 é um de seu tipo de emulador de software de rede lançado pela primeira vez em 2008. A principal função desse emulador é sancionar uma combinação de dispositivos reais e virtuais para que um funcionamento ininterrupto de redes complexas possa ser simulado.

Ele emprega o software de emulação Dynamips para simulação bem-sucedida do Cisco IOS.

ao contrário do Packet Tracer o GNS3 É de código aberto e é recomendado para aqueles que estejam em um nível mais avançado.

(Interface gráfica GNS3)

(Interface Semelhante a do Cisco Packet Tracer) 


Qual Simulador Utilizar

Escolher qual simulador utilizar depende muito do nível de conhecimento que o usuário possui, é recomendado utilizar o OMNeT++ e o GNS3 para aqueles que já são mais avançados na área de redes e querem amplificar seus conhecimentos e aplicá-los em projetos mais complexos, e entre o GNS3 e o OMNeT++ o GNS3 é mais robusto porque ele emula os softwares dos dispositivos requerendo um Hardware muito mais potente, porem é mais fácil de se configurar em comparação ao OMNeT++ e muito mais difícil do que o Cisco Packet Tracer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Blockchain